O Lunário de Valter Ventura. Calendários, coleções e constelações na Kubikgallery
[ver]

Valter Ventura expõe na Kubikgallery, de 19 de fevereiro a 26 de março, um conjunto de obras que nos é particularmente próximo. Embora grande parte do seu trabalho tenda a comportar um caráter relacional, sobretudo considerando que os seus objetos de reflexão, problematização e experimentação estética se debruçam, frequentemente, sobre questões tais como a condição humana, a memória e o sensível, a sua mais recente criação emergiu e desenvolveu-se num período de exceção transversal a todos, i.e., a pandemia global.

Foi, aliás, durante o primeiro confinamento que Valter deu início a uma produção artística que, sendo fundamentalmente sustentada no real, no comum e no quotidiano, quanto na natureza, é, simultaneamente, passível de nos transportar para o universo onírico. Como se pode observar, inúmeras das suas mais recentes fotografias, cujos elementos representados são-nos, na sua maioria, comuns e reconhecíveis, compõem-se de enquadramentos, cores e jogos de luz convidativos e propícios a estimular o imaginário. Em certa medida, terá sido de um modo semelhante que, em vários momentos destes dois últimos anos, os frames das nossas janelas nos permitiram viajar para lá da circunscrição das nossas casas.

Ora, nesse preciso contexto, Valter, movido pelo seu impulso tão criativo quanto arqueológico, recorreu à câmara fotográfica para observar, registar e capturar elementos do exterior. Até porque, fotografar não é somente ver, mas é, também, agir e sentir. A experiência do visível liga-se, pois, à do físico e à do psicológico, como o provam as imagens que agora se expõem, condutoras de experiências estéticas plurais e sensitivas.

O título da exposição Lunário não evoca então, somente, os calendários lunares, ou seja, o registo do tempo de cada quarto de Lua do ano, as luas de um ciclo lunar, os movimentos cíclicos do planeta satélite sobre si mesmo e o que exerce em torno da Terra, ou mesmo as significações que a estes fenómenos são associadas, tais como o ciclo da vida. Como Valter explica, Lunário é, também, alusivo a outros ciclos naturais, tais como o nascer e pôr-do-sol e o crescimento das plantas do seu jardim, os quais se tornaram objetos da sua mais atenta observação, bem como os pequenos rituais cíclicos do dia-a-dia, desde logo, do acordar ao adormecer. Paralelamente, como observa o artista, o ciclo define-se pela repetição, metodologia que destaca ser fundamental no seu trabalho. Como nos explica, criar, produzir e expor, tal como listar, arquivar e colecionar, são repetições estruturais da sua criação artística. Destacamos, também, a prática fotográfica, constitutiva de uma execução contínua de um mesmo conjunto e ordem de passos: olhar, focar, disparar, revelar.

É, pois, justamente através de um processo de repetição que Valter concebeu as quatro peças Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Num exercício meticuloso, os títulos foram repetidamente impressos em papel pela máquina de escrever, de forma a cada um compor a sua correspondente fase lunar. As palavras transfiguram-se, assim, em imagens e adquirem novas objectualidade, fisicalidade e expressão visual. Assinala-se que o instrumento escolhido pelo artista redefine a materialidade da escrita e reduz caracteres a sinais abstratos. Assim nos explica Kittler, em Gramophone, Film, Typewriter (1999), obra na qual o teórico também identifica na máquina de escrever a capacidade de subtrair a ligação física entre o texto e o livro, e de mecanizar a produção da linguagem. Acrescentamos, ainda, que o dispositivo exerce a função de um mediador, não somente entre os objetos, mas também entre autor e obra, e espectador e obra, em semelhança à fotografia. Os dois instrumentos divergem, porém, sobretudo considerando que, ao contrário da máquina de escrita que desaparece após a sua ação, a câmara fotográfica confunde-se e funde-se no que apresenta, revelando-se, sempre e primeiramente, a si mesma.

Não obstante, a fotografia é capaz da mais fidedigna representação, razão pela qual Valter a elege enquanto a sua ferramenta para registar e colecionar. É, precisamente, do ímpeto e do desejo de arquivar que nascem inúmeras das suas obras, nomeadamente as que agora se expõem e que, enquanto um todo, compõem o que consiste numa mostra do seu acervo, ou mesmo, poderá dizer-se, património. Por conseguinte, embora a sua mais recente obra decorra de um período e de uma situação universais, é profundamente pessoal. Refira-se a série de pigmentos de cebola, brócolos, romã, buganvília, roseira, figueira e terra, que provêm da horta do artista, os quais se desvelam em tons fortes e vivos. Apresentados sob o formato de provas cromáticas, assim se relacionando formalmente com as samples da Munsell que encerram a exposição, os fragmentos hortícolas destacam-se na medida em que ativam a memória e os restantes sentidos para além da visão, desde o odor ao palato e, mesmo, ao toque.

É também do jardim do artista que provém uma série de penas de diferentes espécies de pássaros, as quais, tal como as folhas de árvores que, sob fundos negros, se expõem na primeira sala da exposição, foram recolhidas e tratadas enquanto objetos de rigorosa investigação científica. O resultado é de elevada beleza e equivalente nível estético. Convergem, assim, a ciência e a arte, união que se materializa por meio de artefactos naturais e facsimiles dignos de um Wunderkammer, ou Kunstkabinnet (gabinete de curiosidades) do séc. XVI. Para tal, também contribuem as composições e molduras definidas pelo artista, bem como o trompe-l’oeil proveniente não só da qualidade da reprodução imagética, como da impressão de jato de tinta sobre o papel de algodão texturado.

Simultaneamente, é no contexto das paredes das galerias da Kubik que estas peças ou pequenas maravilhas, enquanto obras de arte, estabelecem múltiplas relações e diálogos, criam narrativas e ganham novas significações. São, pois, objeto de renovadas visibilidades, leituras e interpretações, proporcionando também várias e singulares experiências, especialmente ao nível do imaginário. Até porque, como afirma Valter, “um objeto é uma coisa que está solitária, como uma estrela, mas junto com outros objetos forma uma constelação que não é mais do que um produto da imaginação”.

Constança Babo (investigadora e crítica de arte)
para a exposição «Lunário»
Kubikgallery
Porto, 2022

The Lunarium by Valter Ventura. Calendars, collections and constellations at the Kubikgallery
[see]

Valter Ventura exhibits at the Kubikgallery, from February 19th to March 26th, a set of works that are particularly close to us. Although much of his work tends to be relational, especially considering that his objects of reflection, problematization and aesthetic experimentation often focus on issues such as the human condition, memory and the sensitive, his most recent creation emerged and developed in a period of exception across all, i.e., the global pandemic.

It was, in fact, during the first confinement that Valter started an artistic production that, being fundamentally based on the real, on the common and on the everyday, as well as on nature, is, at the same time, capable of transporting us to the oneiric universe. As can be seen, countless of his most recent photographs, whose represented elements are, for the most part, common and recognizable to us, are made up of framing, colors and light games that are inviting and conducive to stimulating the imagination. To a certain extent, it was in a similar way that, at various times in these last two years, the frames of our windows allowed us to travel beyond the circumscription of our homes.

So, in this precise context, Valter, moved by his impulse as creative as it is archaeological, resorted to the camera to observe, record and capture elements from the outside. Especially because photographing is not just seeing, but also acting and feeling. The experience of the visible is therefore linked to that of the physical and psychological, as evidenced by the images that are now on display, conducive to plural and sensitive aesthetic experiences.

The title of the exhibition Lunário [Lunarium] does not only evoke lunar calendars, that is, the recording of the time of each quarter moon of the year, the moons of a lunar cycle, the cyclical movements of the satellite planet on itself and what it exerts around the Earth, or even the meanings that these phenomena are associated with, such as the cycle of life. As Valter explains, Lunário is also alluding to other natural cycles, such as sunrise and sunset and the growth of plants in his garden, which became objects of his most attentive observation, as well as the small rituals day-to-day cycles, right from the start, from waking up to falling asleep. At the same time, as the artist observes, the cycle is defined by repetition, a methodology that he emphasizes is fundamental in his work. As he explains, creating, producing and exhibiting, like listing, archiving and collecting, are structural repetitions of his artistic creation. We also highlight the photographic practice, constituting a continuous execution of the same set and order of steps: look, focus, shoot, reveal.

It is, therefore, precisely through a process of repetition that Valter conceived the four pieces Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia and Lua Minguante [New Moon, Crescent Moon, Full Moon and Waning Moon]. In a meticulous exercise, the titles were repeatedly printed on paper by the typewriter, so that each one composed its corresponding lunar phase. Words are thus transfigured into images and acquire new objectivity, physicality and visual expression. It is noted that the instrument chosen by the artist redefines the materiality of writing and reduces characters to abstract signs. This is what Kittler explains to us in Gramophone, Film, Typewriter (1999), a work in which the theorist also identifies in the typewriter the ability to subtract the physical connection between the text and the book, and to mechanize the production of language. We also add that the device plays the role of a mediator, not only between objects, but also between author and work, and spectator and work, similarly to photography. The two instruments differ, however, especially considering that, unlike the typewriter that disappears after its action, the photographic camera is confused and merges into what it presents, revealing itself, always and first, to itself.

Nevertheless, photography is capable of the most faithful representation, which is why Valter chooses it as his tool for recording and collecting. It is precisely from the impetus and desire to archive that countless of his works are born, namely those that are now on display and that, as a whole, make up what consists of a sample of his collection, or even, one might say, heritage . Therefore, while his most recent work stems from a universal time and situation, it is deeply personal. Reference should be made to the series of pigments of onion, broccoli, pomegranate, bougainvillea, rose bush, fig tree and earth, which come from the artist's garden, which are revealed in strong and lively tones. Presented in the form of chromatic evidence, thus formally relating to the Munsell samples that close the exhibition, the horticultural fragments stand out insofar as they activate memory and other senses beyond sight, from smell to taste and , even to the touch.

It is also from the artist's garden that a series of feathers of different species of birds come from, which, like the leaves of trees that, under black backgrounds, are exposed in the first room of the exhibition, were collected and treated as objects of rigorous investigation. scientific. The result is of high beauty and equivalent aesthetic level. Thus, science and art converge, a union that materializes through natural artifacts and facsimiles worthy of a Wunderkammer, or Kunstkabinnet (cabinet of curiosities) of the 16th century. The compositions and frames defined by the artist also contribute to this, as well as the trompe-l'oeil that comes not only from the quality of the image reproduction, but also from the inkjet printing on the textured cotton paper.

Simultaneously, it is in the context of the walls of Kubik's galleries that these pieces or small wonders, as works of art, establish multiple relationships and dialogues, create narratives and gain new meanings. They are, therefore, the object of renewed visibilities, readings and interpretations, also providing various and unique experiences, especially at the level of the imaginary. Especially because, as Valter states, “an object is something that is alone, like a star, but together with other objects it forms a constellation that is no more than a product of the imagination.”

Constança Babo (researcher and art critic)
for the exhibition «Lunário»
Kubikgallery
Porto, 2022

Anterior
Anterior

Ponto Cego

Próximo
Próximo

Ineligible