Toda a Linha Recta é um Arco de um Círculo Infinito
[ver]

O trabalho de Valter Ventura centra-se numa procura pelo que constitui a condição humana. Uma procura por aquilo que enforma a sua expressão primeira e que se enuncia repetidamente em várias épocas e em várias culturas, mas também uma procura por aquilo que em cada período e em cada lugar responde a uma especificidade cultural ou social, própria a uma forma de olhar e entender o mundo.
A sua visão é em parte taxionómica, pois descreve, analisa e classifica as acções e os objectos, mas também poética, pois fá-lo especulativamente sobre algo que não detém uma natureza meramente científica.
Assim, quando o autor recolhe e dispõe o que ausculta está a propor um outro olhar. Um olhar que questiona a natureza do homem e a referência museológica, enunciando a incompletude da parte para afirmar a plenitude do todo.

I
Valter Ventura apresenta uma série de imagens onde separa a representação da matéria daquilo que não tem corpo palpável.
Numa das paredes exibe-se um conjunto de fotografias de um esqueleto humano, em que a sua organização, distante de uma vontade que explica, responde a uma lógica de inventário e a uma vontade que classifica. O esqueleto aparece desmembrado e os ossos que o compõem autonomizam-se em folhas separadas. O papel acusa ainda as dobras que permitem reconhecê-lo como parte de um grupo que se arruma e arquiva, ou que se utiliza para efeito de estudo e consulta.
No canto oposto dispõe-se um registo de vídeo que nos documenta a elaboração de um fogo arcaico. Filmado em estúdio, a atenção foca-se sobre os instrumentos e o processo utilizado para a criação da chama.
Ambos se complementam num ciclo (círculo) de morte e nascimento, de coisa estática e em movimento, de matéria e energia que se repete num acto de procura. Uma procura conjunta entre entendimento e encantamento que, desde sempre, articula aquilo que nos compõe.

II
A recolha de objetos com um valor simbólico e/ou documental, assim como a vontade de preservar a sua memória é, desde sempre, uma necessidade premente. O Museu, que já desde a Antiguidade Clássica surge como casa do conhecimento, espelha, no decurso do tempo, a forma como entendemos aquilo que nos rodeia.
Valter Ventura intervém num espaço cujo discurso museológico não problematiza a exposição do homem para além da sua categorização, porém, aceitando o conhecimento como algo em movimento, como algo que advém da informação que se cruza ao longo do tempo, o autor revê o olhar sobre os objectos e a sua comunicação. Na verdade, aceitando-os como um troço de um largo caminho, o seu trabalho reforça a necessidade de uma perspectiva mais complexa e abrangente que reinterpreta a origem do nosso olhar.
O que Valter Ventura então nos propõe é algo que indaga a natureza humana e o entendimento que dela temos. Uma natureza que não se restringe à segmentação da parte, expressa na simples apresentação do objecto, ou ao linear entendimento do facto, mas à articulação de um todo, expresso na problematização da sua comunicação e na dimensão poética que lhe está associada.
Algo que reside entre o que permanece e o que se ausenta, entre o que perdura e o que é momentâneo, ou entre o corpo e o espírito, numa existência que se perpetua, troço a troço, num caminho sem fim. Ou fazendo uso da ideia de J.L. Borges, como todo o trilho, ou percurso que é parte de uma realidade maior, ou como toda a linha recta que é arco de um círculo infinito.

Sérgio Fazenda Rodrigues (curador independente)
para a exposição «Toda a Linha Recta é um Arco de um Círculo Infinito»
Museu Geológico
Lisboa, 2016

Every Straight Line is the Arc of an Infinite Circle
[see]

Valter Ventura conducts a search for the understanding of the human condition. A search for what informs it's primordial terms; a search for it’s stated repetition throughout various times and cultures, but also a search for what is particular to each period and place, answering to a cultural or social specificity.
At first glance, he holds what one would consider a taxonomical vision of the world, describing, analyzing and classifying simple actions and objects. But in its true nature, his work stands as a poetic way to question the expression of things that don’t belong to a pure scientific domain.
In fact, when the author grants the results of his search, he urges a new way of looking at things. A way that questions both the nature of mankind, and the method museums assign to displays this knowledge. And, as so, by urging this new look, he reports the incompleteness of the fraction and reaffirms the veracity of the whole.

I
Valter Ventura exhibits a series of images that detach the presence of matter from something that has no physical body.
He displays a group of photographs of a human skeleton, set upon a wall. Far from an explaining mood, their organization relates to inventory logic, or to a form of classification.
The skeleton is disjointed and the bones that compose it are isolated in separate sheets of paper. These papers also reveal some folds and wrinkles that relate them to a group of information, which is usually stored away and is only used for study purposes.
In the opposite corner stands a video that documents an archaic process of developing fire. Shot inside the studio, the work guides our attention towards the tools and the process that is used to create the flame.
These two works complement each other in a circular fashion, or in a cycle of death and birth, of stillness and movement, or of matter and energy. Endlessly repeated in an act of search, there’s a joint demand between comprehension and enchantment that has always shaped the true nature of man.

II
Collecting objects with a symbolic and/or documentary value, as well as the desire to preserve their memory has always been an ever-present need. Since their birth Museums have emerged as houses of knowledge that, over time, mirror the understanding of what surrounds us.
Valter Ventura intervenes in a museum whose spatial display does not question human exposure beyond a rational category. However, the author accepts that knowledge has a moving character, and that deep information only emerges from a time engaged crossing of different perspectives.
In fact, by accepting that the knowledge we hold on objects and their comunication is but a section of a broader way, the author reinforces the need for a more complex and comprehensive perspective. A perspective that changes the way we look upon things.
Therefore Valter Ventura is proposing something that explores human nature, and ponders the understanding we have on it. Something which is not bounded to the single part, to the simple presentation of the object, or the linear understanding of facts, but rather something that conceives the expression of a whole, questioning it’s communication and rendering a poetic dimension onto which it is linked with.
Between permanence and absence, between what endures and what is ephemeral, between the body and the spirit, man is perpetuated, section-by-section, in an endless path. In this way, a single trail is actually part of a much broader reality, or as J.L. Borges had mentioned, every straight line is the arc of an infinite circle.

Sérgio Fazenda Rodrigues (independent curator)
for the exhibition «Every Straight Line is the Arc of an Infinite Circle»
Geological Museum
Lisbon, 2016

Anterior
Anterior

Observatory of Tangents

Próximo
Próximo

Carpe Diem